Vitrine Musical

Lula Barbosa

Lula Barbosa é o único paulistano de uma família da cidade de Mar de Espanha no interior de Minas Gerais. Talvez por isso, sua música reúna com tanta naturalidade o sabor interiorano e a sofisticação urbana, delimitando um imaginário onde esses elementos se combinam criativa e harmoniosamente.

Lula começou sua carreira aos 15 anos, na efervescência do final dos anos 70, quando os esperançosos ares da redemocratização política faziam pipocar, no campo da cultura nacional, como o seu Grupo Semente. No início dos anos 80, decidiu se lançar em carreira solo, apresentando-se em um bom número das lendárias casas noturnas do bairro do Bixiga, a exemplo do inesquecível bar Boca da Noite em SP. Nesse ambiente, a verdadeira escola para os que pleiteiam se estabelecer na vida artística, Lula pôde desenvolver sua musicalidade em contato próximo com artistas do quilate de Filó e Geraldo Cunha, e tantos outros.

E não demorou para que o convidassem para gravar seu primeiro compacto, ainda em 1981, por selo independente e em 82 foi convidado a cantar no LP “ Cau Pimentel entre amigos”. Contudo, embora fosse ganhando cada vez mais reconhecimento no meio musical, Lula só conseguiu projeção nacional quatro anos mais tarde, com a segunda colocação no badalado Festival dos Festivais, da Rede Globo, para a canção “Mira Ira”. Desde então, tornou-se um compositor requisitado, tendo músicas gravadas por diversos nomes prestigiosos da música brasileira, como Roberto Carlos, Fábio Jr e Jair Rodrigues, Jessé, Sergio Reis, num total de 500 músicas gravadas

Em 2000 interpretou a música Brincos de Amauri Falabella, que ganhou o prêmio Preferência do Público no Festival da Música Brasileira na Globo.

Graças ao belo timbre vocal e à sincera emotividade de suas interpretações, seus CDs autorais também conseguiram boa repercussão; sobretudo “Os Tempos são outros” ,“A Voz do Violão”, de 1994, indicado ao Prêmio Sharp, e “Amigos, Sonhos e Canções”, de 2005, indicado ao Prêmio TIM. Porém, apesar dos êxitos obtidos na sua já longa trajetória, Lula não se acomodou, em 2008 excursionou pelo norte do pais pelo projeto Pixinguinha ao lado de Mônica Salmaso e Lui Coimbra, foi jurado de festivais de música em Ponta Grossa, como presidente do júri festival Universitário, Festival de Avaré FAMPOP, Festival de Clubes de São Paulo, Shows pelo país a fora em Belém do Pará Ourem, Macapá, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás entre outros, 2010 vieram os Cds Mar de Espanha, em parceria com Ricardo castro, 2015 Simplesmente assim, em comemoração aos 33 anos de carreira e a Casa de Don Inácio em parceria com Zéca Aquino, em 2016, iniciou carreira internacional com show em New Jersey USA, 2017 Selebrate Southlake, Texas dia 14 de Outubro de 2017representando o Brasil na música popular brasileira.

CD Mestiçaria com a participação de Jane Duboc, Miriam Miràh, Maria Martha, Zé Alexandre e Dimi Zunquê.
2019 em setembro é lançado o CD Suave em parceria com Ricardo Castro em BH, com a participação especial Ladston Nascimento.

Os principais Compactos, LP e CDs

1981 - Caminhada, Compacto duplo independente com arranjos e piano Joel Nunes e a participação dos músicos Lino Simão, sax e flauta, Bocato, trombone, Mutinho, bateria, Alemão, baixo, Mindú e Betinho percussão.

1984 - Pra ver nascer o sol, compacto simples RGE arranjos de Nico Rezende e participação especial de Torcuato Mariano Guitarra

1986 - Os tempos são outros, LP CBS com a participação dos melhores músicos do país, dentre eles Roberto Menescal, Wagner Tiso, Gilson Peranzzeta, Artur Maia, Léo Gandelman, Placa Luminosa, tendo como produtor Mariozinho Rocha.

1989 – Amor demais, arranjos guitarra e produção de Reinaldo Barriga Brito, com as participações especiais de Maria Eugênia e Kristina Perez nos vocalizes e Mario Lucio Marques Sax soprano, Bateria Albino Infantozzi, Acelino baixo, Pichu Borrelli teclados e Edu Ardanuy Guitarra

1994 - A Voz do Violão Velas em homenagem ao cantor e compositor Francisco Alves, com as participações especialíssimas de Ivan Lins e Fábio Jr. Este CD foi indicado para o prêmio SHARP de música. Relançado em 2002 nos 50 anos da morte de Francisco Alves.

1994 – Paixão e Fé, Velas com músicas sacras e populares cantadas nas procissões do Brasil, este CD serviu de trilha sonora para o Terço Bizantino do Padre Marcelo Rossi.

1998 – Horizonte – Independente, em parceria com Wilson Dakota, com arranjos e produção musical de Elias Almeida e participação especial de Natan Marques. Um repertório bastante folk.

2000 – A Roda do Tempo Atração mescla músicas de sua autoria e clássicos da música brasileira (Amanhã, A Noite do Meu Bem, Bom Dia, Na Baixa do Sapateiro, Minas Gerais, Meu País, Sampa, Lábios que Beijei). Inclui a música Brincos do último festival da Globo.

2001 - Músicas que marcaram a noite – Caravelas gravado ao vivo na Funarte. Inclui as músicas Canção da América, Sangrando, Carinhoso, O cantador, Andança, Tempo de fé, Tomaracá etc...

2003 – Ruas e Luas – Atraçãotambém mescla músicas de sua autoria e clássicos da música brasileira (Eu sonhei que tu estavas tão linda, Deusa da minha rua, Serenata, Anos dourados, Até pensei e Jura secreta).

2003 – De coração pra coração – DVD e CD Atração Homenagem a Paulinho Nogueira, Gravado ao vivo no Tom Brasil. Participação especial ao lado de Jair Rodrigues nas músicas: Viola Enluarada, Romaria e em Simplesmente tem o acompanhamento de Théo de Barros, Natan Marques, Laércio de Freitas, Maguinho, Arismar do Espírito Santo e Joãozinho Paraíba. (CD e DVD)

2005 – Amigos, Sonhos e Canções – Paulus músicas feitas em parceria com Vanderlei de Castro ao longo de mais de 25 anos de parceria e amizade. Lula concorreu como melhor intérprete no Prêmio TIM de música ao lado de Ney Mato Grosso e Emilio Santiago.

2009 - Viajar – Proac o reencontro de Lula Barbosa, Míriam Miràh e Mário Lúcio Marques, a Tribo Mira Ira. O trabalho mescla as sonoridades latino-americana e brasileira de Míriam, a sofisticada musicalidade e o leque de estilos de Lula, além da rica combinação de choro, jazz e música pop de Mário Lúcio.

2011 – Mar de Espanha – Independente com músicas inéditas feitas em parceria com o poeta mineiro Ricardo Castro, com produção do maestro Mario Campanha e arranjos de Natan Marques, Mário Lúcio Marques e Marinho Brasil., participação especial de Jane Duboc na musica “Manhãs” O CD é o 11º da carreira e o 4º autoral.

2013 – Simplesmente – Atração Em fase de lançamento, comemora os 32 anos de carreira. Um CD com a cara do Lula Barbosa: releituras de clássicos da MPB como Quem há de dizer de Lupicínio Rodrigues, Menina de Paulinho Nogueira, Deus quem me fez assim de Nelson Cavaquinho, Coração de estudante de Wagner Tiso e Milton Nascimento, e composições suas inéditas, como A bailarina de Lula Barbosa e Álvaro Gomes, Caminhos de Rafael e Rita Altério e História de amor de Lula Barbosa e Pedro Barezzi que também foi gravada por Roberto Carlos em 2003.

2013 –A Casa de Dom Inácio, Independente CD autoral em parceria com Zéca Aquino, é um CD independente, gravado no estúdio Galeão em São Paulo, arranjos de Renato Zanuto.

2015 - Treze por quatro, CD em parceria com Ricardo Castro, Natan Marques e Maurício Ribeiro, arranjos e regências de Natan Marques, participação especial de Myrthes Aguiar na música Cores e dores e Marcelo Barra em Valsinha

2016 – Chuvarada EP Galeão arranjos de cordas Neymar Dias

2017- Mestiçaria, Galeão CD autoral em parceria com Luciano Thel, foi gravado nos períodos de abril a novembro com arranjos de Natan Marques, Mario Lucio Marques, Pichu Borrelli, Michel Freidenson, Ziza Padilha e Gerson Serafim, com participações especiais de Jane Duboc na faixa Todos os Deuses do Meu coração, Maria Martha na faixa Ventos do Tejo, Miriam Miràh, na faixa título Mestiçaria, Dimi Zumquê no samba O santo Sumiu e Zé Alexandre na música Brasis. e Patrícia Bastos e Oneide Bastos na faixa O dobrador de Obá.

2018 - Branco Preto ao lado de Miriam Mirah com Clássicos Latinos e americanos.
Violões, Lula Barbosa, quatro venezuelano, violão e charango Miriam Mirah, Percussão Jica Thomé

2019 - Suave CD autoral em parceria com Ricardo Castro com arranjos de Pichu Borrelli, Emmanuel Santos, Michel Freidenson, Fernando Carvalho, Iuri Salvagninie, Omar Campos e Plinio Oliveiracom participação especial de Renato Teixeira, Zé Geraldo, Emmanuel Santos, Ladston do Nascimento

VITRINE MUSICAL - ®Copyright2022 - Todos os direitos reservados