O tradicional son cubano é essência do repertório do Grupo Mayombe afro-cubano, que busca resgatar a riqueza rítmica de cuba para além do contexto comercial da música caribeña, em especial as composições das décadas de 30 e 40. O grupo formado em 2015 é composto por Afonsinho Menino (percussão), Jara Arrais (violão e voz), Ademar Farinha (três cubano e voz) e Sergio Turcão (contrabaixo).
Miguel Matamoros, Compay segundo, Carlos puebla, além de Eliades Oshoa e Buena vista social club são alguns dos nomes renomados celebrados pelo Grupo Mayombe Afro Cubano. Entre os ritmos que tocam estão o son cubano, o bolero e o guaguancó.
Músicos
Jara Arrais
Violonista, charanguista e cantor do grupo Raíces de América e fundador dos grupos Sendero e Mayombe. Começa seus estudos musicais aos 8 anos com professor Nelson Lemos de Oliveira. Aos 16 anos entra no conservatório Marcelo Tupinambá (violão erudito) e depois na Universidade Livre de Música de SP. Inicia sua carreira profissional nas maiores casas de música latina e posteriormente tocando com grandes nomes como Dominguinhos, Kleiton e Kledir, Maria Alcina, Renato Teixeira, Tony Osanah e hoje ao lado de Willy Verdaguer, baixista e maestro (ex Secos e Molhados). De 2000 a 2003 tocou e rodou o Brasil com a cantora colombiana Shakira. Hoje se apresenta nas maiores casas de música latina de São Paulo.
Sérgio Turcão
O músico Sergio Turcão tem uma carreira consolidada. Como músico e vocalista participou de diversos CDs (Itamar Assumpção, Mato Grosso e Matias, Miriam Mirah, Grupo Tarancón, Jica Y Turcão, Gereba, João Bá, entre outros). Como produtor fonográfico, diretor musical, regente e arranjador, trabalhou com Carlos Madia, Grupo Tarancón, Nilson Ribeiro, Zé Paulo Medeiros, Grupo Laços de Amizade, Magitule, Gigi Trujillo e muitos outros artistas. Ainda fez trabalhos de criação e execução de trilhas sonoras, trilhas de ruídos e jingles de propaganda e publicidade, inclusive como ator de musical infantil e comerciais de televisão. Atualmente atua na dupla Jica Y Turcão, produz CDs de vários artistas, é membro da Cia Filarmônica de São Paulo com repertórios: Beatles e Clássicos do Cinema e passa a integrar o grupo Mayombe Afro Cubano.
Ademar Farinha
Foi em contato com a Musica Latino Americana que Ademar Farinha, se consagrou como um dos melhores multi instrumentistas deste gênero . Violonista, charanguista, soprista de zampoña e quenas e cantor atual dos Grupos Sendero, Tarancón e Grupo Mayombe Afro Cubano que desenvolvem o resgate da música e da cultura de nossa América latina.
Afonso Menino
Percussionista, luthier de tambores, educador musical e pesquisador, Afonsinho Menino tem cerca de 30 anos de atuação na música. Em sua carreira, participou de grupos musicais diversos como Mayombe e Sendero; trabalhos solos e participações especiais; montou exposições, construiu e recriou instrumentos percussivos; além de ministrar workshops e oficinas para públicos de todas as idades. Já desenvolveu atividades em muitos municípios paulistas, inclusive centros de cultura, projetos sociais, Itaú Cultural, Bibliotecas e unidades do Sesc/SP como Santo Amaro, Consolação, Santana, Pinheiros, Pompéia, Carmo, Bauru, Birigui, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, Campo Limpo e Vila Mariana.
Ficha Técnica
Afonsinho Menino – percussão 3 Mics para Percussão
Jara Arrais - violão e voz Direção musical - 1 Mic Voz – 1 linha P10 p/ violão
Ademar Farinha - três cubano e voz - 1 Mic Voz - 1 linha P10 p/ viola
Sergio Turcão – contrabaixo e voz 1 Mic Voz– 1 linha P10 p/ Contra Baixo e 1 Ampl. De BX
Materiais - Rider técnico básico
- 01 console – Mesa 16 canais com 4 auxiliares para 4 vias de monitor;
- 07 microfones;
- 03 equalizadores 31x31;
- 04 monitores SM222-SM400-EV;
- 01 dual gate compressor - DBX ou similar.
Repertório Base (previsto) Tempo: 1h20
- Amor verdadero – José “Cheo” Marquetti
- Chan Chan – Francisco Repilado (Compay Segundo)
- Si sabes bailar mi son – Pedro Aránzola
- Pobre mi gente (Pobre mi Cuba) – Carlos Puebla (versão do Grupo Tarancón)
- Yiri-Bon – Antonio Machín
- El carretero – Guillermo Portabales
- En el ingenio – Miguel Matamoros
- Pout-pourri: Dos Gardenias , Veinte años, Quizás e outras...
- Son de la Loma – Miguel Matamoros
- Candela – Faustino Oramas
- Guajira para la esperanza de América – Oswaldo Avena / Enrique Bergen
- Oye como va – Ernesto “Tito” Puente
- Corazón espinado – José Fernando “Fher” Olvera
- Guajira – Carlos Santana
- Hasta siempre comandante – Carlos Puebla
- El cuarto de Tula – Luis Marquetti / Sergio Siaba
- Guantanamera